O PODER DA GENEROSIDADE
O PODER DA GENEROSIDADE
Pastores Matheus e Rayssa Farçoni
9/16/20252 min read
O PODER DA GENEROSIDADE
Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer?” Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer. Filipe lhe respondeu: “Duzentos denários[a] não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço!” Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra: “Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?” Disse Jesus: “Mandem o povo assentar-se”. Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens. Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”. Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido. João 6. 5-13
Vemos nos versículos acima a famosa história da multiplicação dos pães e peixes e aprendemos muitas lições!
Havia milhares de pessoas presentes e apenas cinco pães e dois peixinhos. Talvez, logicamente o que eu e você faríamos seria liberar as pessoas para irem para suas casas se alimentarem e cuidarem de si mesmas e pegaria esses pães e peixes para alimentar a nós e nossos amigos discípulos. Mas essa não foi a lição que Jesus quis nos ensinar.
Jesus pede que os discípulos peguem esses poucos pães e peixes que poderiam alimentar apenas eles e comecem a distribuir primeiramente ao povo ensinando lições para nós:
1. Geralmente Deus vai testar nossa generosidade no pouco. Os discípulos foram desafiados a darem o pouco que tinham primeiramente para o povo.
2. A generosidade tem o poder de multiplicar. O que eram cinco pães e dois peixinhos pôde alimentar milhares de pessoas a ainda retornou com 1 cesto cheio para cada discípulo!
Por isso, jamais deixe a generosidade! Um dia o dinheiro vai passar, mas a sua ação de amor com seu próximo vai perdurar para sempre.
“Quem dá com generosidade, vê suas riquezas se multiplicarem; outros preferem reter o que deveriam ofertar, e caem na pobreza. O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá.” Provérbios 11.24-25