NO RITMO DE SUA FAMÍLIA

ALEGRIA É UM SINAL DA BENÇÃO DO SENHOR.

Bispos Eduardo e Walkyria Freire

6/18/20252 min read

white concrete building
white concrete building

Jacó, porém, lhe disse: “Meu senhor sabe que as crianças são frágeis e que estão sob os meus cuidados ovelhas e vacas que amamentam suas crias. Se forçá-las demais na caminhada, um dia que seja, todo o rebanho morrerá. Por isso, meu senhor, vai à frente do teu servo, e eu sigo atrás, devagar, no passo dos rebanhos e das crianças, até que eu chegue ao meu senhor em Seir. (Gênesis 33:13-14 NV)

O mundo pede velocidade, intensidade, entrega, sacrifícios, tudo isto é muito natural em nossos dias. Mas é interessante perceber, qual o ritmo da sua família. A bíblia é maravilhosa quando em Eclesiastes 3, o sábio afirma que todas as coisas tem o seu tempo determinado. É muito verdade que muitos líderes de família (pai e mãe), tem sido pressionado a acompanhar este ritmo acelerado da sociedade. E neste cumprir de missão, o risco de se perder é muito grande, pois acelerar passos sem discernir o tempo de sua família, te custará a própria família.

Muitos pais por desejo de conquistar e até de dar uma melhor qualidade de vida para sua família, tem perdido o mais importante, punindo seus filhos incoscientemente há viver uma ausência paterna e materna, e até em muitos momentos obrigando crianças a terem rotinas dos adultos, gerando diversas enfermidades. Jacó foi extremamente sábio ao afirmar que precisaria ir “nos passos dos rebanhos e das crianças”. O grande segredo e também desafio não é chegar, mas, “como chegar e acima de tudo com quem chegar?”. De que vale adiantar os passos, os processos, acelerar o ritmo e perder crianças e rebanho. Perder o que se trabalhou tanto para conquistar. Por mais que a notícia seja boa, o convite seja honroso, a presença seja especial, olhe antes para a sua família. Não falamos de não sermos ágeis, resolutos, de lutar pela reconciliação, mas refletimos sobre o cuidado com a precipitação, com a comparação, com a cobiça, e até com impulsividade. Você como líder do lar pode até dar conta, mas os seus tem outro ritmo.

“Deus não projetou você para chegar ao fim da caminhada sozinho, Deus te projetou para que sua família viva ao lado em todo o tempo. Acredite, quando eles crescerem, irão ser mais rápidos que você, por isso ensine-os o ritmo certo, agora”.

Bispos Eduardo e Walkyria Freire