INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

Nossa sabedoria vem de Deus.

Jénerson e Mylena Alves

3/20/20252 min read

white concrete building during daytime
white concrete building during daytime

“Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento” (Provérbios 2:6).

No começo do século XX, os estudiosos Alfred Binet e Theodore Simon, desenvolveram o primeiro teste de inteligência humana, que ficou conhecido como “Escalas Binet-Simon”. O objetivo era mapear as crianças com dificuldades de aprendizagem nas escolas francesas. Mais tarde, esse exame foi aprimorado e tornou-se o nosso conhecido “Teste de QI” (sigla de Quociente de Inteligência), que é utilizado até os dias de hoje.

Apesar da boa aceitação dos testes de QI, nos anos 1990 ocorreu o aprimoramento desses exames, ao levar em consideração o gerenciamento das emoções desenvolvido pelo indivíduo. O psicólogo Daniel Goleman popularizou o termo “Inteligência Emocional”. De acordo com ele, o conceito de inteligência emocional, é “a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e gerirmos os impulsos dentro de nós e em nossos relacionamentos”.

Muito antes de esses pesquisadores refletirem sobre as vastas possibilidades de inteligência, a Bíblia já nos apontava para outro tipo de inteligência: é a Inteligência Espiritual, a qual pode ser entendida como a capacidade de o ser humano integrar e equilibrar razão e emoção, com base nos princípios revelados nas Sagradas Escrituras. Destarte, o que aqui chamamos de “Inteligência Espiritual” corresponde ao que a Bíblia apresenta como “Sabedoria” (Provérbios 2:6).

A visão bíblica nos revela a procedência dessa Sabedoria. Assim, fica fácil compreender o motivo de o livro de Provérbios apresentar a Sabedoria como a “coisa principal”. Ora, o sábio não o é por si próprio, mas o é por ser participante da Sabedoria Divina. Essa não é uma sabedoria ensimesmada, que busca interesses próprios e egoicos, mas trata-se de um conhecimento espiritual que aproxima o ser humano da divindade, de modo a livrá-lo da perdição e conduzi-lo à salvação. Que possamos desenvolver diariamente nossas inteligências, das quais a Espiritual é a mais importante a viver em família!

“A Inteligência Espiritual, a qual pode ser entendida como a capacidade de o ser humano integrar e equilibrar razão e emoção, com base nos princípios revelados nas Sagradas Escrituras”. Jénerson e Mylena Alves