ABA PAI

DEUS É SEU PAI E LHE AMA.

Prs. Vinícius e Vannessa Gomes

10/7/20251 min read

worm's-eye view photography of concrete building
worm's-eye view photography of concrete building

“Pois vocês não receberam um espírito de escravidão, para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai’.”
Romanos 8:15 (NVI)

O pai terreno é responsável por trazer segurança e apontar o destino. Infelizmente, essa não é a realidade de todos. Em 2023, uma pesquisa comprovou que 172.226 crianças foram registradas sem o nome do pai. Essa ausência também alcança muitas outras famílias em que há o nome no registro, mas não há a presença.

Esse sentimento de ausência da paternidade pode desencadear muitos problemas psicológicos e espirituais. Nosso versículo base fala sobre o medo e a escravidão, dos quais Deus nos liberta, tornando-nos seus filhos por adoção, e nos dando o privilégio de chamá-lo com intimidade.

No direito romano, quando alguém era adotado, recebia todos os privilégios de um filho biológico, incluindo a herança e o nome da família.

Ainda que seu pai terreno não tenha deixado herança nem mesmo o nome, Deus deseja adotar você, conceder-lhe as melhores riquezas celestiais e um nome que ecoará pela eternidade.

No judaísmo, a reverência a Deus era tamanha que chamá-lo de “Aba” era algo escandalosamente íntimo. É para essa intimidade que Ele também o chama.

“A maior honra é poder nos dirigir ao Todo-Poderoso com o doce nome: Pai.”
Charles Spurgeon